THIS IS NOT THIS HEAT

Hora de início do concerto: 22h00

Unidade crucial na música criativa britânica da viragem da década de 70 para a de 80, os This Heat, como a própria Grã Bretanha, eram uma ilha, mesmo que uma bem mais empática com influências externas plurais do que por ali é habitual. Descendentes directos – sem dúvida os mais directos – dos Can, aprenderam com toda a movida do denominado Camberwell Now e associados (Henry Cow, Art Bears, Robert Wyatt e amigos), com técnicas livres (dadaísmo, John Cage, pensamento progressista comunitário) de libertação e inventaram dois discos (e uns pozinhos preciosos, como a obra-prima ‘Health & Efficiency’) que ficaram e estão para sempre em suspenso na história da música urbana, na viragem da modernidade para a pós-modernidade.

Electricidade, acústica, colagem, electrónica, loops, composição, improvisação, melodia, atonalidade, caos, ordem. Baladas, rock and roll, música concertista, ruído organizado, processos técnicos virados poesia… a forma sempre utilizada como função artística.

Influenciaram milhentos artistas curiosos e curiosas desde então. Todos continuaram, com maior ou menor visibilidade a fazer música, mas até ao ano transacto, não tinham voltado a tocar, até que o farol londrino Cafe Oto os convidou para voltarem ao palco. Esta é uma das poucas aparições que fizeram desde então, onde revisitam com toda a fome um material eterno. São os This Heat, não são os This Heat, mas a música é deles, e deles só.

Videos