PERE UBU (THE MOON UNIT)

Hora de início do concerto: 22h35

Nomenclatura actual para a apresentação do bebé de David Thomas, fundador e visão essencial por detrás das lendas do rock visionário dos Pere Ubu, o Moon Unit parece acabar por ser uma coloração titular da direcção natural da música do Sr. Thomas.

Thomas sempre foi um absoluto iconoclasta, um ultra-crítico luminoso e com esperança; um libertário anti-conservador que mais americano não tem; um atonalista e harmolodista afinado por uma ideia de hino indepentista nas canções; a real personificação dos infinitos paradoxos da sociedade estadunidense.

Nos Pere Ubu está, talvez mais do que em qualquer outro grupo, a génese da ideia do que viria a ser o que os jornalistas decidiram chamar de pós-punk. Mas está também ainda o fogo violentíssimo da comunidade rockeira de Cleveland da qual Thomas fez parte, e que deu origem aos também seus Rocket from the Tombs, que ao se atomizarem criaram tanto as visões sombrias dos Pere Ubu, como os próprios Dead Boys, que incendiariam o punk nova-iorquino, no seguimento dos sonhos dos manos Ramones.

Já no último terço da sua vida, o Sr. Thomas virou realmente lunar, sem nunca perder nervo e violência construtiva. As suas palavras, ideias abrasivas e visão singular, tão cristalinas, animais e vitais como desde o primeiro dia.

Videos